sábado, 24 de janeiro de 2009

Máquina de desenhar


Tom Hanks, Pier de Bournemouth e Nicole Kidman
Eu sou do tempo em que a gente usava máquina de escrever. E fazia curso de datilografia para "bater à máquina" mais rápido. "Asdfg", com a mão esquerda, "çlkjh" com os dedos da direita. Para quem chegou mais tarde ao mundo, máquina de escrever servia para isso mesmo, para escrever, e seu ruído hipnótico dominava as redações de jornal e os escritórios. É uma geringonça que funciona mais ou menos como uma versão flinstones do programa de edição de textos de um computador que já vai imprimindo direto. Sem salvação.
Feito esse preâmbulo histórico, vamos à matéria publicada na BBC Brasil sobre a interessante e criativa nova forma de uso de uma velha engenhoca:
21/01/2009 Artista britânica faz retratos com máquina de escrever
Keira Rathbone tecla números e letras e usa os espaços em branco do papel para "desenhar" retratos e paisagens. Para criar sombras, por exemplo, ela tecla diversas vezes no mesmo lugar, imprimindo mais tinta no papel.

Além de retratar pessoas comuns, ela também criou retratos de celebridades, como Nicole Kidman, Kate Moss e Tom Hanks.

A artista leva até 90 horas para terminar alguns dos desenhos mais detalhados, como paisagens.

Ela começou a fazer os desenhos há cinco anos, quando comprou uma máquina de escrever antiga em um bazar.

"Ao invés de escrever, comecei a fazer desenhos com ela e não parei mais", disse a artista.

Rathbone pretende ir além dos desenhos e usar sua técnica para colaborar com estilistas de moda e aplicar o seu processo de produção na criação de roupas e acessórios.
Exposições

Os desenhos datilografados de Rathbone chamaram a atenção do público e ela já realizou diversas exposições no Reino Unido.

Nessas ocasiões, a artista também cria alguns desenhos ao vivo para que o público possa entender como é seu processo de produção.

A mais recente exposição da artista, "Plant Types" ("Tipos de Planta") traz desenhos de paisagens, plantas e flores teclados com a máquina de escrever.

A exposição fica em cartaz até o dia 30 de janeiro na galeria Grove Studio, em Bournemouth, no sul da Inglaterra.

Um comentário:

Baggus disse...

sugestão: faça uma pesquisa sobre ASCII art. não tão charmoso, mas mais antigo e fantástico.