sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O trágico anúncio



Com a proximidade do 11/9, circularam na internet, com repercussão em jornais e televisões de diversos países, um anúncio e um filme criados pela agência DM9 do Brasil para a WWF.

A WWF obviamente repudiou o anúncio que mostra o sul da ilha de Manhattan cercado por vários aviões e diz: “O Tsunami matou 100 vezes mais pessoas que o 11/9. O planeta é brutalmente poderoso. Respeite. Preserve”.

Segundo o site Blue Bus, especializado em propaganda, a ONG afirmou, em comunicado, que “condena veementemente este anúncio ofensivo e de mau gosto” e diz que não autorizou nem a produção, nem a publicação. Além disso, de acordo com o Advertising Age, a peça é também burra do ponto de vista científico, fazendo uma comparação esdrúxula entre um atentado terrorista e um acidente da Natureza.

No site da agência DM9, que completa 20 anos neste ano, há uma carta em português e inglês, assinada por seu presidente, Sérgio Valente, desculpando-se pessoalmente. Ele afirma que “o trabalho foi desenvolvido por um grupo de jovens profissionais da agência, buscando enfatizar o poder da força da natureza. Reconhecemos que esses – anúncio e filme - jamais deveriam ter sido aprovados por alguém nesta Agência, nunca deveriam ter sido propostos ao cliente, veiculados em qualquer lugar ou sido submetidos a prêmios".

Presumo que os gênios precoces sejam agora jovens em busca de recolocação no mercado por essa chamuscada na agência. O Blue Bus afirma que antes, a DM9 já se manifestara noutro comunicado: “O anúncio Tsunami criado para a WWF Brasil foi criado em dezembro de 2008. A agência se desculpa a todos que foram afetados ou ofendidos com o anúncio. Este anúncio nunca deveria ter sido feito e não retrata a filosofia desta agência”.

Realmente, é um espanto que essa ideia estúpida tenha sido desenvolvida e aprovada por várias pessoas até ser finalizada em mídia impressa e filme. O anúncio é, de fato, uma tragédia.

Nenhum comentário: