domingo, 30 de novembro de 2008

Bansky é animal! (no bom sentido)







Bansky é um artista misterioso. Ninguém sabe quem ele é. Ninguém conhece sua cara. Ninguém sabe se é homem ou mulher. Bansky pode estar ao seu lado agora.

E Bansky fez uma genial exposição em Nova York em outubro. Não numa galeria, mas sim numa loja de produtos para animais, The Village Pet Store and Charcoal Grill na 89 West 7th Avenue.

Por fora, uma pet shop comum, sem nenhum aviso da exposição, onde você poderia entrar para comprar ração para o seu cachorro. Dentro uma inusitada mostra com animatronics sobre a nossa relação com os animais.

Por exemplo, ao invés de pintos comendo grãos, nuggets em movimento bebericando molho barbecue. Ou honey mostard, se você prefere.

Noutra “jaula”, o que parece ser uma onça repousando sobre um galho e balançando o rabo, é, quando se chega perto, uma bolsa feita com a pele do animal.

Há também o personagem de história em quadrinhos, o Piu-piu (Tweety) envelhecido e deprimido após tantos anos preso em uma gaiola. Exatamente como o seu canário.

Há ainda as iscas de peixe fritas, à milanesa, nadando dentro de um aquário; a coelha que se enfeita diante da penteadeira; o macaco com fones de ouvido, assistindo a um documentário do Discovery Channel sobre primatas; o camaleão que se camufla em um muro grafitado.

Os animais são, claro, artificiais, e a exposição foi muito criativa não só em forma e conteúdo, como também na utilização do espaço expositivo. Infelizmente, eu não estive lá, in loco, mas dá para dar um google e encontrar fotos e vídeos sobre a exposição.

Os organizadores incentivavam que o público levasse câmeras para depois espalhar o trabalho na web. A exposição ficou 20 dias em cartaz, aberta de 10 da manhã à meia-noite, com entrada franca, e teve grande sucesso na base do boca a boca. E do olho na internet.

Um comentário:

Denise disse...

Interessantíssimo. Vai ser criativo assim lá na.... Fui checar o website da figura. É um(a) artista ingles(a). http://www.banksy.co.uk/