terça-feira, 10 de novembro de 2009

O inferno, o inferno...



No último sábado, sem resistir ao trocadilho do título (“Aquecimento local”), o jornal O Globo estampou esta foto de Gustavo Stephan que registra o termômetro cravando 46C em frente à Central do Brasil na véspera. A temperatura máxima daquele dia, na divulgação oficial, foi de 39C.

Por coincidência, no sábado, precisamente às 13h10 passei por esse mesmo termômetro e conferi que a situação era ainda pior: 47C.

Ultimamente, o clima no Rio tem alternado entre dias de chuva contínua ou de sol criminoso sobre nossas cabeças. Ou seja, como disse um amigo, o tempo alterna entre inferno molhado e inferno seco.

Penso que a melhor tradução musical do Rio não está em “Cidade Maravilhosa”, ou em “Aquele abraço”, ou no “Samba do avião”, mas sim em “Rio 40 graus”, de Fausto Fawcett. Mas a letra que diz “Rio, 40 graus, cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos”, requer atualização século XXI.

Não é mais purgatório. Já descemos ao inferno.

4 comentários:

Deborah disse...

Até tenho saudades do calor...mas não assim! Deus me livre! Aqui, no Hemisfério Norte, o inverno está atrasado: hoje, dia 09-11, fez 18 graus, temperatura de primavera! O jeito é rezar para esse clima se estender o máximo possível, afinal -30 tb não é nada agradável! rsrsrrs
Bjs.

Ciça Calvoso disse...

Concordo que Rio 40 graus tem combinado muito mais com o Rio. Parece que descemos mesmo ao inferno. E mesmo ontem, depois de uma "amenizada" na temperatura, foi dose dormir sem ar condicionado por causa do blackout. :\

Carol Nogueira disse...

Vai reclamando, vai. Um dia Deus te dá um inverno de verdade pra você entender porque a grafia das duas palavras é tão próxima.

Leandro Wirz disse...

Carol, Deus te ouça! E se vc tiver intimidade com Ele, peça para atender logo.
Troco fácil meu verão pelo seu inferno. Topa?