quinta-feira, 4 de junho de 2009

Jobim, o "sensível"

É compreensível que os familiares da tragédia do vôo da Air France estejam ansiosos por informações sobre o acidente, sobre o resgate, e alguns ainda mantém-se agarrados a um fiapo de esperança.

Mas nem sempre ter as informações é benéfico. O Ministro Nelson Jobim deu ontem uma grande demonstração de que informação demais, informação desnecessária, pode ser pior do que a ignorância.

Disse o Ministro: “O que estamos tentando é a busca de sobreviventes. Ou melhor, de restos. É muito difícil encontrar corpos que afundam no mar.”

Em outro momento, Jobim esbanjou seus conhecimentos, provavelmente recém aprendidos, para explicar que o recolhimento de corpos depende da integridade do abdome. Se houver perfurações no abdome o corpo afunda de forma irreversível. Se o abdome estiver íntegro, há chances de o corpo boiar após 48 horas, tempo em que formam gases que o trazem de volta à tona.

Continuou o Ministro: “Mas há casos que os corpos só voltam seis dias depois. Serão recolhidos os que bóiam. Devemos lembrar que estamos na costa de Pernambuco. Todo mundo sabe o que estou dizendo” – disse o Ministro, tentando ser sutil, ao referir-se à presença de tubarões naquela área.

Tecnicamente, pode não haver nenhuma incorreção na fala do Ministro. Mas era preciso dizer isso? Ao mencionar abdomes íntegros ou perfurados, ao insinuar que os corpos podem ter sido devorados por tubarões, o Ministro faz com que os ouvintes, naturalmente, visualizem as terríveis cenas e tenham sua dor amplificada.

Qual a utilidade dessas informações, exceto para alguém que tenha planos homicidas e pretende livrar-se de um cadáver?

Francamente, o Ministro podia ter poupado os familiares das vítimas desses detalhes desnecessários. Certamente, o Ministro passou por um ou vários media training ao longo de sua carreira. Mas o treinamento não anulou a falta de sensibilidade.

Um comentário:

Carol Nogueira disse...

Por essas e por outras, os jornais franceses o chamaram de bavard: falastrão, tagarela. Todo mundo com a maior falta de credibilidade. Até hoje de manhã, 24 horas depois de encontrados os corpos, o Le Monde exibia: Brasil afirma ter encontrado dois corpos. E as piadas dos coleguinhas franceses? Não mereço.