quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ele não está tão a fim de você


Eu tenho um lado mulherzinha. Lésbico, obviamente. Mas este lado me faz gostar muito de comédias românticas. É assim desde que me apaixonei pela Meg Ryan fingindo um orgasmo em Harry & Sally. E teve outras: Daryl Hannah em Splash, Uma Sereia em Minha Vida e em Roxanne; Demi Moore, em No Small Affair e em Sobre Ontem à Noite, e a então mais linda de todas, Robin Wright (hoje, senhora Sean Penn), em A Princesa Prometida.

Além disso, sempre foi mais fácil elas aceitarem o convite para assistir Um Linda Mulher do que outras obras-primas do cinema, como Rambo III, por exemplo.

Dito isso, fui assistir a Ele Não Está Tão a Fim de Você. Um filme que tem a sempre perfeitinha Jennifer Aniston e a cada vez mais sexy Scarlett Johansson já justificaria a ida à sala escura.

O filme é sobre encontros e desencontros amorosos, tema eterno, e é recheado de personagens arquetípicos. Tem a mulher muito carente e obsessiva, que tenta interpretar o que os homens pensam e dizem e fica esperando a famosa ligação no dia seguinte. Tem o cara que faz o papel de oráculo, objetivamente ajudando-a compreender a mente básica masculina (insondáveis são vocês, meninas). Tem a mulher casada que pensa na reforma da casa, mas esquece que a casa cai quando falta sexo. Tem o marido imaturo e cafa que hesita, mas pula a cerca em busca de sexo. Tem o gente boa, legal pra caramba, que quer um relacionamento sério, mas que é chaaaaato, como costumam ser os bonzinhos. Tem a romântica que procura parceiros pela Internet e é rejeitada em todas as tecnologias possíveis. Tem a mulher que mora junto, mas quer casar de papel passado, véu e grinalda. Tem o apaixonado companheiro que não quer oficializar a união.

Com esta galeria de personagens se cruzando (duplo sentido), o filme transcorre raso, doce e engraçadinho como convém ao gênero. Roteiro bem costurado, texto leve e bom. Ótimo entretenimento.

Algumas amigas me indicaram o filme, dizendo que viram muito de mim no personagem que faz a função de oráculo. Felizmente, segundo elas, eu seria uma versão mais sutil do cara que diz pérolas sensíveis do tipo: “Eu gosto de você como gosto de um basset hound”. Mas é dele uma das frases mais sábias do filme: “Por que vocês mulheres têm a mania de destrinchar o que falamos e ficam criando histórias?!” Normalmente, o que nós falamos é só aquilo que queremos dizer. Não é não. Sim é sim. Sem intenções ocultas e significados subliminares. Exceção feita ao clássico “Eu te ligo”. Essa frase deve ser sempre entendida à moda carioca. Ou seja, não leve a sério. Nem leve a mal.

Eu me identifiquei mais com o personagem do Ben Affleck, excetuando a aversão ao casamento formal. Estou no meu terceiro e último.

Eu saí do cinema com uma dúvida, ao estilo Capitu traiu ou não traiu Bentinho: o cara fumava escondido ou não? Se sim, por que recusou o cigarro no passeio de barco com o amigo? Se não, de quem era aquele maço de cigarros nas roupas dele?
Cartas para a redação.

3 comentários:

Deborah disse...

Ele fumava escondido!
Pq não aceitou o cigarro no passeio de barco? Pq não queria que ninguém soubesse. Na verdade, ele teve mais coragem de assumir a infidelidade do que o vício do cigarro. Outra evidência: pq ele não recusou o pacote de cigarros depois, deixado pela ex-mulher?
Contudo, uma coisa devo admitir: admiro a capacidade de vcs, homens, de acobertarem os defeitos uns dos outros...rsrsrs

Bruna disse...

É claro que ele fumava!!! Só não queria admitir isso pra mulher!!
Agora tenho que concordar com esse outro post, que os homens sempre se acobertam....aliás, esse tema não foi tratado no filme.
Concordo com vc quando diz que encontros e desencontros amorosos são temas eternos. Ainda bem!! Prq eu tb ADORO esses filminhos!! rsrs

Jessy disse...

Tem um porem, quando ele contou a mulher sobre a traição, ela estava disposta a perdoar, ela perguntou a ele se ele iria lutar pelo casamento, se eles superariam esse obstaculo, ele relutante em responder, disse que queria salvar o casamento! -(realmente queria mesmo?)
Como saber se o maço de cigarro não foi ele quem colocou no meio de suas roupas, sabendo que ela encontraria e que esse deslize ela não perdoaria? -Sabendo que com o maço de cigarro ela pediria o divorcio! Ai é que esta, ele casou forçado, ele realmente queria continuar?
/ Quanto a caixa deixada' ele só parou porque ela não gostava, mas ela o estava deixando, ele poderia retomar o vicio!

isso da muito o que pensar!