terça-feira, 21 de abril de 2009

Je voudrais être a Paris



Hoje é feriado nacional, Dia de Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira, movimento que comungava dos bons ideais de liberdade, igualdade, fraternidade da Revolução Francesa, ocorrida naquele mesmo 1789.

Hoje à noite, acontece na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, o espetáculo de luz e pirotecnia do Groupe F, que abre oficialmente o ano da França no Brasil.

Mas eu preferia estar em Paris. Para entre um croissant e outro, visitar as exposições em cartaz naquela cidade.

Uma galeria do Grand Palais abriga até 3 de maio mostra com 300 obras de 150 grafiteiros de inúmeros países, incluindo o Brasil. Esta é a primeira vez que uma exposição de grafites é realizada em um prestigioso museu da França. A foto que ilustra este texto é da abertura da exposição.

A mostra TAG (grafite, em francês) exibe os trabalhos que integram a coleção do arquiteto Alain-Dominique Gallizia. Durante três anos, ele pediu a grafiteiros do mundo todo para criar obras sobre o tema do amor, sempre em um mesmo formato: duas telas de 60 centímetros de altura por 1,80 metro de largura cada. Na parte esquerda, o artista deveria assinar seu nome e, à direita, representar sua visão ilustrada do amor.

Ainda no Grand Palais, está a mostra Le Grand Monde d’Andy Warhol, que apresenta, até 13 de julho, 250 obras do papa da pop art.

Na Fondation Cartier, está em cartaz até 21 de junho, uma grande exposição da brasileira Beatriz Milhazes.

Na Biblioteque Nationale de France, até 24 de maio, outra exposição interessantíssima: Controvérsias – uma história ética e jurídica da fotografia. Com 80 imagens que vão de 1840 a 2007, a mostra retoma a discussão acerca de temas polêmicos, utilizando fotojornalismo e fotos publicitárias.

No Centre Georges Pompidou, tem o mestre russo Kandinski até 10 de agosto e os anos parisienses de Alexander Calder até 20 de julho.

Com tanta oferta cultural simultânea e de alta qualidade, Paris é mesmo uma cidade iluminada. Eu queria estar em Paris. Até porque chovem cântaros nesta manhã no Rio. Mas eu faço questão de pagar. Não quero ganhar passagem aérea de nenhum deputado.

Nenhum comentário: