quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Historinha nada cabeluda

Recentemente, num pequeno convescote que reunia diferentes gerações de parentes e amigos testemunhei uma cena pitoresca. Três senhoras septuagenárias tentavam parecer impassíveis diante da conversa entre três trintões, todos heteros, todos metros, a que elas ouviam atentamente.

O assunto girava sobre métodos de remoção de pelos corporais. Não, barba e bigode são café pequeno. Os homens falavam dos pelos retirados nas costas, no peito, no abdômen, nas pernas, nas axilas, nas orelhas e entre os olhos, para evitar a terrível monocelha. Debatiam prós e contras de cada método experimentado, lâmina, depilação a cera, laser. Fosse um ambiente mais reservado talvez discutissem sobre os pelos pubianos.

E as senhoras lá, ouvindo entre curiosas e um pouco assustadas, provavelmente pensando que quando elas tinham trinta anos, ou mesmo sessenta, os homens heterossexuais não se depilavam. E muito menos falavam sobre isso com naturalidade e em público. Naquele tempo, até mesmo aparar com tesoura aquela mata selvagem nas axilas, apenas para facilitar o trabalho do desodorante, talvez fosse impensável.

E eu me diverti em observar e registrar esse pequeno flagrante de que os tempos e os costumes estão sempre mudando. É assim que eu me divirto.

2 comentários:

Ciça Calvoso disse...

Muito bom o texto!!
Sobre o fato, tudo bem para alguns tipos de depilação, como costas e peito, mas outras são quase brochantes... não rola.

Beatriz Pinheiro disse...

Os homens estão surtando. Onde já se viu fazer sobrancelha desenhada? é para ficar com cara de boneca? concordo com a Cecília, não rola!