domingo, 2 de agosto de 2009

Amando Amaral



Questões mal resolvidas em relação à nossa identidade e razões capitalistas talvez expliquem nosso freqüente descaso pela música cantada em espanhol, seja por artistas d’além-mar ou por nossos vizinhos de continente. Ok, de vez em quando temos uma colombiana Shakira (que canta mais in english) e um argentino Fito Paez. Nossos pais ouviam Julio Iglesias e nossos avós, o tango de Carlos Gardel. Mas são poucos exemplos.

Um grande amigo esteve em Barcelona há cerca de 3 anos e lá caiu de amores pela La Oreja de Van Gogh (excelente nome!) e pela Amaral (banda com nome de zagueiro), da qual eu só conhecia a música que gravou com Moby, “Escapar (Slipping away)”. Esse amigo me adiantou de presente de aniversário o último – e ótimo! - disco da Amaral, “Gato Negro, Dragon Rojo” (2008) e ela se converteu, de forma arrebatadora, em minha mais recente paixão.

A Amaral é uma dupla de Zaragoza, Espanha, formada pela cantora e guitarrista Eva Amaral e pelo guitarrista Juan Aguirre, sempre com seu indefectível gorro. A dupla tem doze anos de estrada e cinco álbuns lançados. O som me remete a uma outra dupla, só que inglesa, o Everything But The Girl, especialmente em seus momentos mais calmos, como os do álbum “Acoustic”, só de regravações. A Amaral, no entanto, é mais dramática (como só os latinos são), mais pop-roqueira e menos dançante do que a EBTG.

Amor declarado, dica dada, vocês me dêem licença. Eva me chama.

2 comentários:

Bel Boutcher disse...

bom, já que você está na fase de descobertas, acrescentaria aí na lista o Jarabe de Palo ("la flaca" é uma música muito boa!) e Canto del Loco. Tem o Juanes também, mas eles são muuuito de altos e baixos. Mas, como já gostei muito do La Oreja de Van Gogh (sim, ainda gosto, mas não estou mais na fase de ouvir sempre), tenho perfeita noção da breguice (ou, cursis, já que se trata de españoles).

espero que goste das dicas.

Leandro Wirz disse...

Bel, eu gosto de algumas coisas do Juanes (Mentira, por exemplo) e concordo que é irregular. La Oreja de Van Gogh tem seus momentos, mas um disco inteiro cansa. Obrigado pelas dicas do Jarabe de Palo e Canto Del Loco. Não conheço. Vou atrás.