segunda-feira, 17 de maio de 2010

Questão de justiça

O Canecão está parecendo casa de bingo ou pernas de puta, com tanto abre e fecha. Na semana passada, a Justiça deu ganho de causa “definitiva” à UFRJ e o Canecão foi lacrado. Dias depois, liminar mandou reabrir o Canecão. Aguardem cenas dos próximos capítulos.


Sinceramente, não sentirei saudades do Canecão. Simplesmente porque já sinto. A tradicional casa já teve seus dias de glória e indiscutível importância na cena cultural, mas há anos parece ter entrado em irreversível espiral decadente. Já escrevi sobre isso em 14/3/2009, aqui mesmo no blog. http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=3440128458971741716&postID=829935217265220122

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, proprietária, afirma querer transformar o Canecão em centro cultural. Óbvio que nada contra a cultura, mas tenho dúvidas se é a melhor opção. Será que não teremos mais um espacinho mambembe que viverá às moscas? Muito mais do que abrir “centros” culturais meia-boca espalhados pela cidade, é preciso investir naqueles existentes para que tenham programação de qualidade com regularidade. E para que, assim, atraiam efetivamente público para as artes.

Enfim, só espero que a UFRJ não mande o Canecão para o inferno. O triste fim para as velhas casas de espetáculo e salas de cinema é ser convertido em templo.

Mas o que me motivou a escrever este texto não foi o passado ou o futuro do Canecão. Na verdade, eu fiquei indignado quando li, em uma notícia, que a pendenga judicial entre UFRJ e Canecão se arrasta há 31 anos na Justiça!! Como assim?! Como pode um processo durar 31 anos e ainda não ter acabado?! Que leis são essas?! Que tramitação é essa?! Isto é ridículo! E, principalmente, é trágico.

Nenhum comentário: