terça-feira, 26 de maio de 2009

Com que roupa?



Direto da Fonte, coluna assinada por Sonia Racy no Estadão, publicou hoje, 26/5, que a Casa Branca passa a divulgar com antecedência os figurinos da sempre elegante Michelle Obama.

Creio eu que a intenção deva ser a de alertar as outras madames sobre com que roupa a primeira dama vai comparecer aos eventos. E assim, evitar constrangimentos com modelitos repetidos, desastre quase fatal para a maioria das mulheres. Quando acontece de se formar um par de jarros em uma festa, não adianta amarrar a cara, o melhor é levar a situação com bom humor.

Comigo aconteceu de eu estar jantando em um restaurante em Buenos Aires e entrar um outro cara com uma camisa idêntica a minha. Não era uma camisa tão comum assim e nem de uma grife globalizada. Era de uma marca brasileira, razoavelmente cara, a ponto de eu pensar dez vezes antes de comprar a camisa. Coincidências acontecem. Embora Buenos Aires seja praticamente uma cidade povoada por brasileiros.

Quando um homem convida uma mulher para sair, antes de desligar o telefone, ela já começou a pensar com que roupa irá, mesmo que falte uma semana para o encontro. Faz planos, revira o guarda-roupas mentalmente fazendo uma auditoria de todas as peças, pensa em zilhões de combinações possíveis, qual seria a mais adequada, qual transmitiria a intenção certa, qual o clima entre ambos, se vai estar frio ou calor, o tamanho do decote, se vai estar arrumada demais ou largada demais, ou sexy demais, ou oferecida demais, ou recatada demais etc. etc. etc. etc. etc.

Antes de chegar a uma conclusão sobre a roupa que vestirá, o que só acontece minutos antes do cara tocar o interfone, ela terá praguejado algumas vezes que não tem roupa. Provavelmente, terá tirado do armário metade de suas roupas, experimentado uma dúzia delas, até definir a que está a fim de vestir naquele dia, em função do seu humor. O que, especialmente entre as mulheres, é uma variável e tanto.

Michele simplesmente perdeu essa liberdade, tipicamente feminina. Não pode decidir na hora, conforme o seu humor naquele momento, com que roupa irá. Ou pior, talvez não possa sequer escolher com antecedência, uma vez que a tarefa pode ter sido delegada a algum personal stylist.

Sei não, mas acho que minha mulher não ia gostar de morar na Casa Branca.

Nenhum comentário: