quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

pop-down

O UOL, um dos principais portais brasileiros, anuncia o fim do pop-up em suas páginas a partir do próximo mês. É ver para crer. Tomara que a chatice dos pop-ups não seja substituída por algo ainda pior.


"15/12/2008 - 13h07 UOL abandona pop-up a partir de janeiro

O UOL deixará de oferecer ao mercado publicitário o pop-up, um dos formatos mais tradicionais e controvertidos da Internet, a partir de janeiro de 2009.

"A Internet é um meio novo, no qual alguns formatos, como o pop-up, são ultrapassados, enquanto outros se consolidam. Trata-se de uma evolução natural", afirma Enor Paiano, diretor de publicidade do UOL.

O UOL, sabendo da restrição de alguns internautas sobre este formato, considerado "intrusivo e irritante", fornece gratuitamente desde 2003 um programa AntiPop-up, permitindo que os internautas naveguem sem visualizar este tipo de peça.

"O formato sobreviveu, pois o número de usuários que interagem com os pop-ups do UOL é muito maior do que a quantidade dos que reclamam. E os resultados para os anunciantes sempre foram excelentes", explica Paiano.

Recentemente, no entanto, o portal registrou um crescimento expressivo do uso do AntiPop-up: cerca de 65% dos visitantes do UOL usam a ferramenta. Esta constatação precipitou a substituição do pop-up pelo dhtml -- recurso que permite a veiculação de um anúncio publicitário sem a abertura de uma nova janela sobre o conteúdo da página."Fizemos estudos com variações do dhtml e conseguimos resultados semelhantes ou melhores para os anunciantes, em relação ao pop-up", diz Paiano. "E para o usuário é melhor, já que a peça se fecha automaticamente", conclui."

Nenhum comentário: