quinta-feira, 4 de junho de 2009

Eu precisava saber



Andei vendo pela cidade uns outdoors com a frase “Síndrome de Burnout,você precisa saber!”. Na seqüência, indicava o site saudedoprofessor.com.br e a assinatura do sindicato da categoria.

O dicionário Michaelis traz três definições possíveis para burnout, a saber: destruição total pelo fogo; cauterização; e defeito em circuito elétrico por excesso de calor.

Na minha cabeça, a tradução da síndrome era algo como síndrome de estresse total ou do surto. Diante da minha santa ignorância e da pressão intimidatória do outdoor, eu, que já fui professor, já estava ficando pilhado no maior estresse e precisava desesperadamente saber:

- Que porra é essa de Síndrome de Burnout?

Vai que tive ou tenho a tal? Vai que é contagiosa? Então fui ao site indicado e meus problemas acabaram:

“A síndrome de Burnout se caracteriza pelo estresse crônico vivenciado por profissionais que lidam de forma intensa e constante com as dificuldades e problemas alheios, nas diversas situações de atendimento.

A síndrome se efetiva e se estabelece no estágio mais avançado do estresse, sendo notada primeiramente pelos colegas de trabalho, depois pelas pessoas atendidas pelo profissional e, em seu estágio mais avançado, pela própria pessoa quando então decide buscar ajuda profissional especializada.

Inicia-se com o desânimo e a desmotivação com o trabalho e pode culminar em doenças psicossomáticas, levando o profissional a faltas frequentes, afastamento temporário das funções e até à aposentadoria, por invalidez.”

Ufa, que alívio! Como pude viver até hoje sem saber disso?

Mas pera lá! Essa tal de Burnout não é exclusividade dos professores. Quase todo mundo hoje anda estressadão. Cronicamente.

Onde foi que erramos?

Nenhum comentário: