quinta-feira, 11 de junho de 2009

Comentando comentários

Vez ou outra, vou a seção de comentários sobre notícias em jornais e revistas, para ter um termômetro de como as pessoas vêem determinados fatos e qual sua opinião. Claro que não há nenhum valor estatístico nisso, não é uma pesquisa com metodologia séria, é apenas um olhar.

Na maior parte das vezes, o que vejo me assusta. Outro dia, fui bisbilhotar quando vi que havia 494 comentários de leitores de um jornal para a notícia de que os primeiros 17 corpos foram resgatados do vôo 447 da Air France. Não li mais do que vinte comentários. Foi o bastante.

A maior parte deles elogiava a competência e a dedicação da Marinha e da Aeronáutica brasileiras nas buscas, a despeito das condições adversas e suposta limitação tecnológica. Até aí, tudo certo. As Forças Armadas têm realmente se empenhado e feito um ótimo trabalho.

Mas tinha um cara que vociferava que “deveriam prender o presidente desta Air France.” Por quê?! Vão prender os presidentes de todas companhias aéreas que perdem aviões? Na seqüência, ele dá “viva ao meu país, ao meu presidente e às forças armas em ajudar a limpar toda esta sujeira criada por uma cia francesa”.

Ele ainda se proclamava orgulhoso de ser brasileiro e escrevia que odeia quando menosprezam o seu país e seus dirigentes. Nossa, isso fede a fascismo e xenofobia. Que medo...

Uma mulher dizia que acredita em milagres e que espera que encontrem a caixa preta, “até porque o próprio Lula disse: encontramos petróleo em altas profundidades, por que não encontraríamos uma caixa preta que inclusive emite sons?” Este comentário prova que mesmo quando o presidente São Lula fala imensas bobagens, ainda assim, tem gente que acredita. Isso explica muito sobre o Brasil. No mais, alguém me esclarece o que são “altas profundidades”?

Outra moça, curiosa mórbida, perguntava “qual o estado dos corpos quando foram achados, como eles estavam?”

Finalmente, um sujeito fez seus comentários e encerrou dizendo que ia trabalhar e que desejava bom dia a todos. Devia pensar que estava num chat, numa sala de bate-papo.

Minutos depois, o sujeito solitário voltou só para desejar bom dia a todos de novo.

Parei de ler. Se ele continuasse, ia acabar estragando o meu dia...

Nenhum comentário: