segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mesmo sem deixar saudades




O trabalho, duas viagens curtas, uma delas a serviço, e muitos chopps com amigos me mantiveram afastado do blog nos últimos dias. Não tenho mais fígado para escrever de ressaca.

Seja como for, o noticiário recente me deixara ligeiramente desanimado. Volto a escrever agora que o jejum de gols do ataque do Flamengo acabou. Pelo menos, até o sofrimento da próxima rodada.

Como saiu na coluna do Ancelmo Góis, “é difícil entender por que Lula, na visita a Istambul, deu na veneta de bater em Dom Pedro II, que esteve na Turquia em outubro de 1876 e, segundo o nosso presidente, ‘parece não ter deixado saudades’.”

Desnecessária é o mínimo que se pode dizer dessa declaração. Por outro lado, desnecessária é também essa CPI da Petrobras, fabricada com fins político-eleitoreiros e, obviamente, nada nobres. É vergonhosa a barganha por cargos e mamatas. Deixem a empresa trabalhar em paz.

Solidário ao nosso último imperador (D.Pedro, não o centro-avante Adriano), achincalhado pelo atual presidente, senti saudades (mesmo sem tê-lo conhecido pessoalmente) e subi a serra até Petrópolis. Não para visitar o Museu Imperial, mas para apreciar o visual da estrada e curtir o friozinho. Aproveitei para revisitar o Quitandinha e fiquei satisfeito em ver como ele está sendo bem preservado pelo Sesc.

Imaginei seus amplos salões fervilhando com o glamour de sua atividade original: hotel e cassino. Viva Las Vegas! De preferência, com show de Elvis que, como todos sabem, não morreu.

Falando em prazeres e vícios, coisa mais chata essa cruzada antifumo do Serra. A dura lex sed lex entrará em vigor em 7 de agosto e, como publicado no caderno Cotidiano da Folha de S.Paulo de domingo (24/5), o “Governo Serra vai estimular dedo-duro, na lei antifumo. Clientes poderão enviar até fotos para denunciar desrespeito à legislação.”

É isso, já que todos os problemas de segurança pública estão resolvidos, a onda será ir fazer a ronda nos bares para dar flagrante em quem estiver fumando (cigarro!), denunciar o estabelecimento e chamar a polícia que estará à toa mesmo, já que não tem bandido nenhum pra prender. Ah, fala sério!

Vão fazer um exército de alcagüetes, de X-9, de dedo-duros. Escreveu o jornalista Ricardo Kotscho em seu Balaio: “E São Paulo se transformará num imenso arraial da delação, como todo mundo dedando todo mundo até que o último santo possa assumir o poder.”

Não contem comigo. Meus dedos servem para digitar. Não para delatar.

Em tempo (1): A Souza Cruz apresentou lucro recorde no ano passado.

Em tempo (2): Eu sou um fumante que estou há dois anos e meio sem fumar. Mas os cigarros entre dedos me deixaram saudades.

5 comentários:

Deborah disse...

Conheço um funcionário da Souza Cruz que diz que o Brasil é o país que mais dá lucro à empresa. Simplesmente ridículo o que o Serra está fazendo...fico com pena dos donos de bares e restaurantes que, além de perder clientes, vão correr o risco de serem multados caso não inibam o fumo nos seus estabelecimentos. Sempre o governo tirando o seu da reta e jogando a responsabilidade para a população. Não sou fumante, mas acho que as pessoas têm o direito de fumar qdo e o que quiserem.
Obs: Quanto aos Orleans e Bragança, dispenso comentários.

Carol Nogueira disse...

Pois eu acho que, ainda que seja verdade a informação da Deborah, o governo federal faz um bom trabalho de conscientização. As etiquetinhas terroristas, a proibição da publicidade, tudo isso surtiu um certo efeito se a gente for pensar - há uma mudança comportamental expressiva da geração dos meus pais pra minha. A gente, no geral, não curte a imagem do cigarro, bem diferente do que acontecia antes e do que ainda acontece aqui na Europa.
Já fumei, claro, mas não consigo entender: é fedido, tem gosto horrível, faz mal e nem dá barato. Dá pra entender?
PS: Parabéns pelos dois anos, Leandro. Fuerza.

Carol Nogueira disse...

E meio.
Com brios de EX-fumante não se brinca.
PS2: É do Chico, essa mão?

Leandro Wirz disse...

Carol, obrigado pela "fuerza". Mas a vida de fumante é menos saudável, mas é mais prazerosa.
Respondendo a sua pergunta, eu peguei a foto dando um google e ela estava em um blog chamado província, mas tb sem crédito. Está lançada a questão: é ou não é mão do Chico Buarque? Creio que não. Mas se fossem os olhos, e não as mãos, todas o reconheceriam.

Paula Menna Barreto Hall disse...

Era maravilhoso ir a um barzinho beber uma cerveja gelada e fumar um maço de cigarros papeando com amigos. Sou ex-fumante e hoje em dia moro nos Estados Unidos. Ninguém fuma nos estabelecimentos e ponto final. Mesmo em barzinhos ou restaurantes com varandas abertas. São as multas altíssimas que garantem o cumprimento das leis, concordo com o Serra. Que assim seja! Agora, cidadão fiscalizando..me parece demais!