domingo, 3 de maio de 2009

O voo das gaivotas



Eu tinha futuro e não sabia. Culpa da minha mãe e dos professores que tive na escola.

Sim, eu era bom naquela brincadeira de fazer “gaivota” e jogar pela janela do apartamento ou mesmo dentro de sala de aula. Eu ficava com meu irmão e outros amigos gastando um monte de folhas de papel do caderno (êita, consciência ambiental) e promovendo campeonatos para ver qual avião planava mais tempo ou ia mais longe. Certa vez, acertei involuntariamente a nuca do professor de química, o que, claro, me rendeu uma bela suspensão mais um extenso – e justo – sermão pelo desrespeito.

Mas se minha mãe e meus professores soubessem que aquela brincadeira dos aviõezinhos de papel poderia virar um esporte sério, não teriam me reprimido. Afinal, eu poderia ter tido um futuro de campeão, com medalha de ouro no peito, alto do pódio, enrolado na bandeira do Brasilzão, hino nacional...

Li que o Brasil acaba de conquistar o bicampeonato mundial deste relevante esporte. O Red Bull Paper Wings, o Campeonato Mundial de Aviões de Papel, foi realizado em Salzburgo, na Áustria. O campeão é um estudante de engenharia, paulistano, de 27 anos. Ele venceu na categoria tempo de voo, com a marca de 11,66 segundos. Na categoria distância, o campeão foi um croata, cuja “gaivota” percorreu no ar impressionantes 54,43 metros. Na categoria voo acrobático – seja lá o que isso signifique -, o troféu coube a um japonês. O primeiro lugar por equipes ficou com a Polônia.

Esta é a segunda edição do Campeonato Mundial, patrocinado pelo energético que te dá asas, e realizado com periodicidade bienal. No primeiro torneio, o título também ficou com um brazuca.

Em tempos de Wii, Playstation e X-Box, e outras tantas virtualidades, não deixa de ser um alento que uma atividade tão lúdica como lançar ao ar aviões de papel ainda tenha entusiasmados adeptos mundo afora.

Então, fica aqui o alerta aos pais e mestres: não reprimam o talento natural do seu filho ou aluno. Ele pode ser um futuro campeão. Alçar altos voos e trazer muitas glórias e orgulhos a essa maltratada nação.

A propósito, está soprando um ventinho bom...

Nenhum comentário: