segunda-feira, 4 de maio de 2009

As camisetas que nos deixam nus




Diga-me o que consomes e eu te direi quem és. O consumo é um elemento formador de nossa identidade e como nos vestimos é um modo de expressão.

As camisetas com imagens e/ou textos são uma maneira bem explícita de anunciar quem somos. Por meio delas, afirmamos valores, gostos, preferências, humores etc

Algumas são clássicas: as da Harley-Davidson, as do Jack Daniel’s, as do finado clube punk nova-iorquino CBGB, as do Che Guevara, a do alvo azul de apoio à campanha de prevenção ao câncer de mama, além das indefectíveis bandas favoritas. Eu gosto de sair por aí com minhas camisetas do Ramones e do The Doors.

E existem as engraçadinhas. Aí se veste o perigo. Primeiro, porque são como piada. Tem graça só na primeira vez. Depois, de novo, porque são como piada. Ou seja, facilmente podem resvalar para o mau gosto, a idiotice ou a grosseria.

A Banca de Camisetas, a Q-Vizu e a B2 são t-shirterias especializadas no segmento bem humorado. Acertam muitas vezes e erram outras tantas. Grifes convencionais também fazem uso das mensagens nas camisetas e nos tornamos outdoors ambulantes, ideológicos e/ou divertidos. A maioria das frases funciona melhor em inglês, talvez porque fique mais sutil, talvez porque seja possível ser mais conciso.

Listo algumas tiradas espirituosas, de diversas marcas: “Take me drunk, I’m home”, “Pablo who?”, “Rehab is for quitters”, “The best things in life are not things”, “Art.Science.Philosophy”, “Beer Poker Money Cicciolina”, “Same shirt, different day”, “No, not you. The pretty one”, “Departament of Redundance Departament”, “In dog we trust”, “Não fui eu.”, e uma que vi ontem: “Detesto camiseta com alguma coisa escrita”.

Por outro lado, as mais sexuais costumam ser um desastre infantilóide de gente que precisa ficar (auto)afirmando sua virilidade. Tipo “The Man (com seta para cima), the Legend (com seta para baixo)”, ou “I wrote the Kama Sutra”. E há ainda aquelas que se enquadram na categoria bizarrices baixo nível do tipo: “Instrutor Sexual”, "Agite antes de usar" ou “Eu gosto de trepar. Nos coqueiros de Porto Seguro”.

Outra dia, vi um marmanjo de quase 40 anos, usando uma camiseta com a imagem de um cara sentado no vaso sanitário, imitando a posição da escultura O Pensador, de Rodin, e com a palavra: “Download”.

Pensei se alguma das minhas amigas sairia com um cara que estivesse usando essa camiseta. Se alguma disser sim, mesmo que esteja desesperada e mesmo que esse cara seja o George Clooney ou o Rodrigo Santoro, a amizade acaba.

Nenhum comentário: