quinta-feira, 7 de maio de 2009

Meus heróis morreram de overdose...



Eu não gosto de jogar videogame. A razão é simples, embora irracional: eu sou velho demais. Eu nasci antes, muito antes, do Telejogo, do Atari, do Nintendo, que são os precursores jurássicos do Play Station, do X-Box, do Wii. Eu passei a infância entretido com as brincadeiras tradicionais dos moleques: bola, pipa, bicicleta, pique, porrada, forte apache etc. Daí que quando chegou a era dos videogames, eu já estava em idade de namorar. Aliás, naquela época, eu só pensava em namorar e em exterminar as espinhas da cara.

Mas há uma exceção no mundo dos games. Recentemente, descobri na casa de um amigo quase tão velho, mas bem mais moderno do que eu, o Guitar Hero. É uma espécie de videokê, que é diversão favorita dos malas. Só que ao invés de cantar, você toca guitarra. Silenciosamente, para alegria dos vizinhos, que só ouvem a gravação da música e não você desafinando com a voz ou com o instrumento. Naquela tarde, eu fiquei pagando mico tentando acertar os acordes de About a girl, do Nirvana, e The one I love, do R.E.M. Sobre minha sofrível performance, posso dizer que algumas long necks prejudicaram um pouco minha coordenação motora. Ou talvez seja justamente por causa das cervas que eu tenha achado divertido.

Nesta semana, a produtora Activision anunciou novas versões da série. Além do Guitar Hero 5, vem aí Guitar Hero Van Halen, com o repertório da banda dos irmãos Eddie e Alex Van Halen; Band Hero, com 40 músicas que vão tentar agradar desde as crianças até os pais mais resistentes; e DJ Hero, com controle que simula as picapes reais das pistas de dança. Música eletrônica, hip hop e dance são alguns dos gêneros que devem estar na lista quando o jogo for lançado. O jogador poderá criar novas versões de músicas conhecidas, gravando seu próprio remix.

Isso também é um sinal dos tempos. A garotada hoje quer manipular a parafernália eletrônica que os DJs usam para criar seus sets e animar a galera nas festas e raves. Eles querem ser Tiesto, David Guetta ou fazer parte de alguma dupla israelense, como o Skazi. Quando moleque, eu batia cabeça e queria ser Angus Young, Jimmy Page, Clapton, Blackmore, Hendrix.... E picapes não eram instrumentos musicais. Eram meros toca-discos, que reproduziam músicas dos outros.

Um comentário:

Baggus disse...

Velho,
com todo respeito, não gostei muito deste post...
i) eu jogava Telejogo com o V. quando tinha 11,12 anos e sou mais velho que vc...
ii) guitar hero já tá muito ultrapassado em conceito - vc precisa ver o que o Rock Band literalmente faz...
Tu não tem muito cacife pra falar bem sobre tecnologia... ;-)
Sorry.