sábado, 25 de outubro de 2008

Dois caras

Tem dois caras de quem eu espero saírem os livros, como antigamente a gente esperava o lançamento do disco das bandas favoritas. Bem, eu ainda espero os álbuns do U2.

Os caras são o poeta, cronista, jornalista e professor Fabrício Carpinejar e o jornalista, escritor e - ninguém é perfeito - botafoguense, Arthur Dapieve. Ambos publicaram livros novos neste mês, com noites de autógrafos no naco de paraíso que é a Livraria da Travessa, todas, mas especialmente a do Shopping Leblon, do gente boa Rui Campos.

Os livros são Canalha!, volume de crônicas de Carpinejar, edição da Bertrand Brasil; e Black music, segundo romance de Dapieve, edição da Objetiva. Claro que irão, abusadamente, furar a fila das minhas leituras pendentes.

Dapieve foi meu professor no curso de jornalismo na PUC numa década longínqua e já nos encontramos algumas vezes, quase sempre em lançamentos de livros. Ele generosamente escreveu o prefácio do meu Lâmina do adeus. Sua coluna publicada no Segundo Caderno de O Globo é, há muitos anos, minha primeira leitura às sextas-feiras.

O gaúcho Carpinejar e eu estivemos uma vez na mesma mesa de bar em Brasília, com amigos em comum. Ele é um pouco mais jovem do que eu, completou 36 anteontem. Acho que é o melhor poeta da nossa geração, se é que ainda faz algum sentido falar em geração de poetas nos dias de hoje. Se fosse adotar o hábito de fazer listas e rankings, como o personagem Rob, do romance e filme Alta Fidelidade, de Nick Hornby, adaptado no Brasil para o teatro como A Vida é Cheia de Som & Fúria, eu afirmaria sem medo de errar que seu livro de crônicas O amor esquece de começar, está no meu top five.

Breve, comentarei sobre os livros aqui no Mar de Coisa (estou lendo, estou lendo). Enquanto isso, só posso indicar a bibliografia completas dos caras:

Carpinejar: As Solas do Sol, Um Terno de Pássaros ao Sul, Terceira Sede, Biografia de uma árvore, Caixa de Sapatos, Porto Alegre e o dia em que a cidade fugiu de casa, Cinco Marias, Como no Céu e Livro de Visitas, O Amor Esquece de Começar, Filhote De Cruz Credo, Meu filho, minha filha e Canalha!

Dapieve: BRock - o rock brasileiro dos anos 80 (obra de referência), Miúdos metafísicos (crônicas), Rock em CD - guia para uma discoteca básica (com Luiz Henrique Romanholli), Renato Russo (biografia), De cada amor tu herdarás só o cinismo (romance), Black music (romance).

Leiam tudo!

Nenhum comentário: