sábado, 31 de julho de 2010

A chuva antes de cair



“Todos sorriem nas fotografias. É por isso que nunca devemos confiar nelas.” Foram estas frases, impressas na quarta capa que me fizeram comprar e ler “A chuva antes de cair”, romance do inglês Jonathan Coe (Editora Record, 2009 – título original: “The rain before it falls”, 2007).


(É mais ou menos o que acontece nas redes sociais, não é? Todos lindos, felizes, viajandões, baladeiros, seres humanos incríveis no Orkut e no Fakebook).

Bem, não foram só essas frases que me seduziram. A capa toda é bonita, misteriosa, instigante. E o título também é tudo isso, além de poético. Falemos do livro.

Na noite em que comete suicídio, a septuagenária Rosamond reúne 20 fotos e a partir da descrição dessas imagens ela grava em fitas cassete a história da família desde a década de 1940. Para sua sobrinha Gill fica a missão de entregar as fotos e as fitas para sua única herdeira: Imogen, a neta de uma prima, cega desde a infância e com quem Rosamond perdera o contato.

O livro prende, emociona, surpreende. Um dos melhores que li nos últimos tempos. Recomendo entusiasticamente.

Me diga, você consegue juntar 20 fotos que representem toda a sua vida? No mínimo, é um exercício interessante de ser feito.



“- Bem, eu gosto da chuva antes de cair.
(...)
- Veja, a chuva antes de cair não existe. Ela tem que cair, ou então não é chuva.
(...)
- Claro que não existe – ela disse – É por isso que é o meu tipo favorito. Mesmo as coisas que não são reais podem deixar a gente feliz, não podem?”

Nenhum comentário: