sábado, 18 de abril de 2009

Assim é, se lhe parece


Edição recente da revista Elle francesa traz na capa mulheres sem maquiagem ou retoques. As modelos Eva Herzigova e Inès de la Fressange, além das atrizes Monica Bellucci (que ilustra este texto), Sophie Marceau, Anne Parillaud, Karin Viard, Charlotte Rampling e Chiara Mastroianni, têm, cada uma, sua versão da publicação. É o fotógrafo Peter Lindbergh quem assina os cliques. Como o objetivo é ressaltar a beleza real, uma regra foi imposta: nada de Photoshop - algo quase anormal hoje em dia.

Desde seu advento no século XIX, a fotografia exerceu a função de representar de maneira fidedigna a realidade, suplantando, nesta atribuição, a pintura, que ficou mais livre para trilhar outros caminhos.


Mas com a evolução tecnológica facilitando a manipulação digital das imagens, a fotografia deixou de ser registro documental confiável. Foto não prova mais nada.


Lembro de uma campanha publicitária da Kodak de uns anos atrás que caiu no gosto do público brasileiro com o bordão “Fotografou? Não? Então, dançou”. Como chamamento para se aproveitar as oportunidades e registrar o inesperado - o momento único - para a posteridade, permanece atualíssimo e os jovens, sobretudo, têm feito isso com suas inseparáveis câmeras digitais fotografando cada banalidade cotidiana. Mas como alusão a que esse registro tivesse a força de uma evidência, de um flagrante comprometedor, é um discurso esvaziado.


A fotografia embrenhou-se com a arte, para muito além de sua origem como mera representação fiel da realidade. A realidade é variável. Especialmente no Photoshop e outros programas similares.


As revistas masculinas e femininas vendem doce ilusão, mentiras sabidas e desejáveis – em todos os sentidos. Ninguém mais compra a Playboy, por exemplo, ingenuamente achando que não há retoques nas imagens. Scheila Carvalho está na capa e nas páginas centrais da edição deste mês, exuberante e sexy, em seu quinto ensaio de nu para a revista. E quem se importa com o Photoshop? Mentiras sinceras nos interessam.


E Mônica Bellucci é linda até quando acorda.

Nenhum comentário: