segunda-feira, 10 de maio de 2010

Por uma vida sem plus

Adoro Coca-Cola. A normal, comum, regular, clássica, essa que é isso aí. A Coca Zero faz jus ao nome e a Light eu não bebo nem que ela seja a última do deserto.


Adoro não apenas o refri com muitas pedras de gelo, mas a marca e suas campanhas. Em 2009, estive na sede da companhia em Atlanta, Georgia, e, publicitário, dediquei quase uma hora para assistir aos melhores filmes feitos no mundo inteiro por diversas agências. Muito legal.

A Coca começou no fim do século XIX e sua comunicação era argumentativa, racional, afinal ela era vendida como remédio. Foi a partir da década de 1920 que ela foi gradualmente mudando suas campanhas até se tornar absolutamente irrefutável, por ser pura emoção.

Mas não se pode acertar sempre. A Coca Light agora é Plus, porque foram adicionados vitaminas e minerais. Ok, todo mundo quer ser magro e saudável nowadays e estão tentando tornar o produto melhor. Vá lá. Mas ninguém vai beber Coca pensando que ela é uma fonte de vitaminas, né? No máximo, de potássio.

Mas deixa o produto pra lá e vamos ao filme. Um carinha boa pinta caminha pela esteira de bagagem do aeroporto (Bingo! Ele é um mala!), vai para a área reservada, de onde saem as bagagens e volta carregando a sua. Então, um sujeito com a maior cara de boçal puxa uma salva de palmas. Uma gata acha o babaca o máximo por isso e o filme assina: “Dê um plus em sua vida”

Peraí. Um plus na minha vida é caminhar na esteira para buscar minha mala antes que ela seja distribuída civilizadamente pela companhia área?! Nossa, então que vidinha chinfrim eu tenho, né? A intenção foi mostrar rebeldia e iniciativa?! Nossa, mas que visão light do que são essas coisas. Para mim, o sujeito não é um go getter. É apenas um sem educação performando para um bando de limitados.

Como nem tudo é uma m..., a trilha do comercial tem bom arranjo, embora seja a enésima gravação de "You make me fell mighty real”. Canção quase tão nova quanto a Coca.

Na moral, dispenso o plus-a mais-adicional-extra-bônus da Coca Light agora Plus e fico esperando anúncio melhorzinho, bebendo uma Coca. Normal.

3 comentários:

Beatriz Pinheiro disse...

Esse comercial é mesmo ridículo, só que mais rídiculo ainda é achar que o refri tem mesmo muitas vitaminas... se é pra "sujar" o organismo, vamos de açúcar, que libera serotonina.

Deborah disse...

Li um livro há pouco tempo onde uma criança do Nepal descrevia a coca-cola como "o líquido que causa explosões e festa na sua boca"...apesar dos males que causa, tb sou fã de uma coca geladinha!

Ciça Calvoso disse...

Putz, experimentei a tal coca que tem um plus-a-mais e... é horrorosa! Também sou fã da bebida e seus anúncios. Tenho, inclusive, vários da fase vintage na parede da cozinha, e, particularmente, são os que gosto mais. Para mim, já que faz mal, melhor que seja coca bem normal, de lata vermelha, e estupidamente gelada. Se tiver sido aberta, estiver com um pouco menos de gás do que o normal, ou mais doce,tô fora. Vou de suco, lindamente! E Pepsi, no f*ing way!

Quanto ao anúncio... é realmente tão ruim quanto o produto.

Beijos e aproveite as merecidas férias. Por enquanto, te acompanhamos por esse mar de coisas!